As queixas dos pensionistas da Segurança Social
já chegaram aos ouvidos do Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, que já
contactou o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social e está a preparar
um ofício mais vasto a questionar os serviços sobre os atrasos nos processos de
atribuição de reforma, escreve esta quarta-feira o Jornal de Negócios.
O Jornal de Negócios noticia hoje que o Provedor
de Justiça já recebeu dez exposições de pensionistas que se queixam da falta de
informação sobre a forma como a sua reforma deste mês foi calculada, e adianta
que se trata de um problema de centenas de milhares de reformados da Segurança
Social, que viram a sua pensão chegar à conta bancária sem qualquer explicação
sobre a forma como foi apurada.
Ontem o jornal avançou que o agravamento fiscal, fruto do enorme
aumento de impostos ditado ao País, a que se soma a diluição dos subsídios de
Natal e de Férias em 12 meses, está a gerar um verdadeiro caos junto dos mais
velhos. É que os valores das pensões relativas a Fevereiro comportam diferenças
significativas face ao mês anterior, sendo que as explicações aos reformados
face a estas flutuações têm sido nulas.
“Já temos 10 queixas individuais
de pensionistas e já questionámos o Centro Nacional de Pensões”, afirmou ao
Negócios fonte oficial do Provedor de Justiça.
N.M.
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