Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Levantamentos no Multibanco em mínimos desde chegada da troika


Recessão reflete-se no menor consumo dos portugueses

Desde que a troika chegou a Portugal que os portugueses não levantavam tão pouco dinheiro no Multibanco. Dados do Banco de Portugal, divulgados no Boletim Estatístico, mostram que no primeiro mês do ano foram levantados 2.073 milhões de euros, menos 468,1 milhões que em dezembro. 

A queda, de 18%, não é surpreendente, já que surge no mês a seguir ao Natal, mas mesmo na comparação homóloga, ou seja, com janeiro do ano passado, os levantamentos de dinheiro caíram 5,3 milhões. O valor levantado nas caixas Multibanco em janeiro foi mesmo o valor mais baixo desde abril de 2011, mês em que atroika aterrou na Portela pela primeira vez (exceção feita aos meses de fevereiro, que são mais curtos).

Os números mostram que se mantém a tendência de queda, já registada em 2011 e 2012, os únicos anos em que o número de levantamentos e o valor dos mesmos caíram desde que o euro foi introduzido.

O único segmento a mostrar um crescimento foi o levantamento de notas de 10 euros (o valor mínimo dos levantamentos), ao passo que os levantamentos de notas de maior valor recuaram. Por exemplo, os levantamentos de 50 euros registaram menos 14,8 milhões de operações em 2012, mas estão já a cair desde 2008. Já os levantamentos de notas de 20 euros estão em queda há dois anos.

Mas não foram apenas os levantamentos que registaram quedas. Também os pagamentos de compras com cartão desceram em 2012, pela primeira vez desde os anos 90, tendo recuado 3%, ou 1,2 mil milhões de euros.

Em janeiro deste ano, os pagamentos com cartão desceram 4% face a janeiro de 2011 para 2,2 mil milhões de euros.

=TVI24=

Sem comentários:

Enviar um comentário