Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Passos diz a PM austríaco que tem um Renault Clio


Chanceler questionou chefe do Governo português sobre o carro que tinha


O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, elogiou, esta sexta-feira, o sistema de ensino dual austríaco como uma «inspiração» para Portugal, durante uma visita a uma escola vocacional em Viena.

«Durante muitos anos, tivemos a ideia de que todos os cursos deviam desembocar na universidade. Devemos manter um sistema aberto para que qualquer jovem possa aceder à formação universitária; devemos no entanto oferecer outras alternativas», disse o primeiro-ministro durante uma visita a uma escola do programa «Jugend am Werk» (Jovens a Trabalhar).

A visita foi guiada pelo chanceler austríaco, Werner Faymann. Passos Coelho conheceu jovens que, em vez de seguir uma via académica teórica tradicional, adquirem conhecimentos técnicos em profissões específicas. O sistema austríaco implica ainda uma relação muito próxima com as empresas, que oferecem estágios ou «aprendizagens» aos estudantes.

«Temos formação profissional em Portugal também, mas não temos um sistema como este que existe quer na Áustria quer na Alemanha, que é conhecido como um sistema dual, em que de forma sistemática existe uma relação direta entre a aprendizagem em torno de profissões e as empresas, que de alguma maneira asseguram um nível de empregabilidade muito elevado», afirmou Passos Coelho.

«Se os outros têm sistemas melhores do que os nossos, devemos estar disponíveis e inspirar-nos para poder fazer o melhor no sistema de formação que temos», acrescentou o primeiro-ministro.

Durante a visita à escola vienense, Passos Coelho viu oficinas de carpintaria, eletrotecnia e reparação automóvel, e conversou com alguns dos estudantes - em inglês ou através de um tradutor.

Faymann notou que a Áustria é uma das principais fornecedoras de peças da indústria automóvel alemã, e perguntou a Passos Coelho pelo seu carro.

«É francês, tenho um Renault, um Clio», respondeu o primeiro-ministro. Faymann perguntou então ao seu homólogo se os portugueses preferem carros pequenos. «Temos todo o tipo de carros, de todas as marcas», respondeu Passos Coelho.

O primeiro-ministro português concluiu esta tarde uma visita de 24 horas a Viena. Para além de conhecer a escola dual, Passos Coelho teve encontros bilaterais com Werner Feymann e com o presidente austríaco, Heinz Fischer. Passos Coelho regressa ainda hoje a Lisboa.

=TVI24=

PS: Afinal também mente além fronteiras Será que não sabe falar verdade? 

Sem comentários:

Enviar um comentário