Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Bruxelas (ainda) não se compromete com mais tempo para Portugal

Comissão Europeia não antecipa desenlace da próxima missão da troika.



A Comissão Europeia não confirma que a discussão sobre a possível concessão de mais um ano a Portugal para reduzir o défice possa acontecer já no quadro da próxima missão da troika em Lisboa, que tem início no dia 25 de Fevereiro.

"A próxima missão da troika vai obviamente avaliar as potenciais implicações orçamentais dos dados mais recentes sobre crescimento no último trimestre de 2012, que foram obviamente decepcionantes", disse ao Expresso o porta-voz do comissário responsável pelos assuntos económicos e monetários.

Quanto à possibilidade de a flexibilização das metas do défice poder começar a ser discutida já, Simon O'Connor não confirma, mas também não enjeita tal possibilidade: "não posso antecipar o resultado da missão", disse.

Na próxima sexta-feira a Comissão Europeia publica as suas previsões económicas de inverno com dados relativos aos 27 países da União Europeia. Um exercício que deverá confirmar a derrapagem dos esforços portugueses, mas também de vários Estados-Membros da zona euro face aos objectivos traçados.

Em "eurocratês", Simon O'Connor antecipa que este será o ponto de partida para a previsível revisão das metas de alguns desses países: "as previsões vão dar à Comissão uma imagem clara dos desenvolvimentos orçamentais mais recentes e guiar-nos-ão na nossa avaliação permanente da adequação das recomendações  de política económica para se alcançar a consolidação orçamental e finanças públicas sólidas".


=Economia/Expresso=

Sem comentários:

Enviar um comentário