Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Aumento das taxas moderadoras leva a maior procura dos serviços sociais

Análise da diretora clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte

A diretora clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Maria do Céu Machado, afirmou que há mais doentes a procurarem apoio nos serviços sociais dos hospitais devido ao aumento das taxas moderadoras.

«O que eu tenho sentido é que as taxas moderadoras coartam um pouco o acesso do cidadão aos cuidados de saúde», disse nesta segunda-feira Maria do Céu Machado em declarações veiculadas pela agência Lusa.

A antiga alta comissária da saúde falou à margem da conferência «Funções sociais: Funções do Estado na proteção da saúde e segurança social.

Maria do Céu Machado adiantou que as taxas moderadoras estão «a um nível que nem todas as famílias conseguem chegar», apesar de haver muitas situações de isenção, como os doentes cróonicos, mas só a partir desse conhecimento: «Enquanto a doença não é diagnosticada têm de fazer uma série de exames e muitas vezes as taxas que acompanham os exames são muito onerosas para as famílias.»

Para ultrapassar esta situação, os serviços sociais dos hospitais estão a dar mais apoio aos utentes que não podem pagar as taxas, nomeadamente ao nível do transporte para realização de exames e nas refeições.

=TVI24=

Sem comentários:

Enviar um comentário