Número total de visualizações de páginas

sábado, 27 de abril de 2013

Schulz foi ao congresso do PS atacar os juros do BCE

Presidente do Parlamento Europeu deseja «uma Alemanha europeia e não uma Europa alemã»

Foi a surpresa deste sábado. O Presidente do Parlamento Europeu surgiu ao lado de António José Seguro no Congresso do Partido Socialista, em Santa Maria da Feira, e aproveitou para discursar, apontando baterias a uma política europeia que considera estar a falhar.

Falando em francês, o alemão socialista alinhou baterias contra o Banco Central Europeu. «Temos de mudar a política na Europa, que se deseja solidária. Há países na Europa que estão um pouco mais ricos e outros mais pobres. Não é esta Europa que queremos. A Europa que queremos redistribui a riqueza de forma justa», começou por referir, frisando: «A política unilateral de cortes orçamentais encaminha-nos para o abismo».

Shulz não aceita que o financiamento nos mercados seja tão diferente, que a Alemanha tenha juros tão baixos e outros países, como Portugal, os tenham tão elevados. «Esta política do BCE não é justa. Quanto tempo vamos permitir ao BCE que empreste a juros baixos aos bancos e o mesmo banco empresta a 6 ou 7% a países que são seus sócios?», questiona.

Impressionado com o desemprego jovem, Shulz fala na necessidade de encontrar soluções para o futuro. «Como é possível que o continente mais rico do mundo não tenha lugar para a geração mais qualificada da sua história?», sublinha, indo mais longe sobre os responsáveis pela crise: «Onde começou a crise? Na Irlanda, e que eu saiba a Irlanda não fica no Sul da Europa!».

Assumindo o tom de critica contra as políticas vigentes, ou seja, aquelas definidas pela sua rival Angela Merkel, o alemão não deixa dúvidas: «A desigualdade, a injustiça e a pobreza ameaçam a democracia na Europa». Citando Thomas Mann, diz desejar «uma Alemanha europeia e não uma Europa alemã». 

«A solidariedade entre Estados, nações e gerações, essa é a nossa Europa!», concluiu.

=TVI24=


Sem comentários:

Enviar um comentário