Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cavaco sob 'fogo cerrado'

Aplaudido com entusiasmo pelo PSD e CDS, o discurso do Presidente da República está a ser alvo de fortes críticas por parte do quadrante da oposição, mas não só. “O maior erro político” de sempre do Presidente, aponta Jorge Coelho. Cavaco “endoidou”, diz o deputado do PS João Galamba. E até o social-democrata Pacheco Pereira concorda e diz que o discurso do Presidente “é um erro político muito considerável”.


Os socialistas queixam-se do discurso de Cavaco Silva nas comemorações do 25 de Abril, acusando-o de se colar ao Governo e optar claramente por um lado, quando devia servir de mediador. Mas também há vozes no PSD que criticam o Presidente.


“Fez uma intervenção que digo com tristeza que é o maior erro político que vejo do Presidente da República (PR) desde que é Presidente”, comentou Jorge Coelho, ex-ministro de José Sócrates, na Sic Notícias.

Para o socialista, a partir de agora Cavaco Silva “deixa de ter condições para ser árbitro do que quer que seja, porque na sua intervenção colocou-se claramente ao lado do Governo”.

“Colou-se claramente a um lado e o PR tem de ser o Presidente de todos os portugueses e não só de alguns, e tem de saber gerir equilíbrios e fazer política e a política é a arte da negociação”, frisou Jorge Coelho.

 Também o social-democrata Pacheco Pereira considera que o discurso do Presidente foi um erro político, porque acaba com qualquer hipótese de se tornar um intermediário na procura de um consenso entre o governo e o PS.

“Este discurso marca um antes e depois da função presidencial de Cavaco Silva e acho que é um erro político muito considerável por parte do Presidente. O que o Presidente da República fez com este discurso foi cortar qualquer possibilidade de ele assumir uma posição de intermediário, em particular entre o governo e o PS”, afirmou Pacheco Pereira no programa ‘Quadratura do Círculo’ na SIC Notícias.

O social-democrata aponta igualmente uma “colagem substantiva às posições do Governo”, com a agravante de Cavaco Silva se referir à questão do consenso “de uma forma agressiva contra o PS”.

Por seu turno, o deputado do PS João Galamba diz mesmo que o Presidente “endoidou”, considerando miserável a comunicação do Chefe de Estado. “Cavaco quer cumprir o tratado orçamental, mas queixa-se da austeridade generalizada em toda a Europa. É oficial: endoidou”, escreveu ontem no Twitter.

N. M.


Sem comentários:

Enviar um comentário