Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Soares avisa Cavaco: «É bom que deixe de considerar este Governo legítimo»

Ex-chefe de Estado lança duro apelo ao Presidente da República: «Será o responsável pela perda de paciência e de pacifismo»

Mário Soares advertiu o Presidente da República que, se continuar a proteger o Governo, será responsável pela perda de pacifismo e por uma progressiva violência do povo português.

«Pense bem senhor Presidente da República», disse Mário Soares no final da sua intervenção, que abriu a série de discursos da conferência «Libertar Portugal da austeridade» na Aula Magna de Lisboa.

A intervenção do ex-chefe de Estado levantou por diversas vezes a plateia, pondo centenas de pessoas a gritar «demissão, demissão».

Mas a parte mais significativa do discurso de Mário Soares foi quando se dirigiu a Cavaco Silva e lhe fez uma série de avisos: «O Presidente da República tem feito tudo para proteger este Governo, que considera legítimo, mas não é verdade que o seja. Quando o povo, que é quem mais ordena, se manifesta praticamente todos os dias contra um Governo que elegeu com base em falsas promessas, que ignora a Constituição da República, não pode nem deve ser considerado legítimo».

Depois, o ex-Presidente da República advogou que Cavaco Silva poderá vir a ser responsabilizado diretamente se mantiver o atual executivo de coligação em funções: «É bom para todos nós que o senhor Presidente da República deixe de considerar este Governo como legítimo, porque o povo e todas as classes sociais (dos militares às igrejas, passando pelos funcionários públicos) estão contra ele».

«Se continuar [a proteger o Governo], será responsável pela perda de paciência e pacifismo que temos tido até agora e que o povo se torne progressivamente mais violento. Pense senhor Presidente da República nas responsabilidades que lhe serão assacadas», disse.

Mário Soares apelou depois à ação dos portugueses contra «o medo, pela liberdade, pelo diálogo, pela conjugação de vontades», em nome de uma atitude patriótica.

«Austeridade está a levar Portugal para o abismo»

O ex-Presidente da República considerou, ainda, que a política de austeridade da troika está a levar o país ao «desastre e ao abismo», defendendo que é urgente demitir o Governo «incompetente e agarrado» ao poder.

Numa intervenção dura contra o executivo de coligação PSD/CDS, Soares considerou que o património do Estado português está ser vendido «a retalho» por um Governo «incompetente, sem rumo, que ignora as pessoas e cujos ministros não podem sair à rua sem serem vaiados».

Segundo Mário Soares, Portugal está a passar por esta situação «porque o Governo é totalmente incompetente, está agarrado à ideologia neoliberal e à chamada austeridade, que destrói o Estado social, empobrece o povo», numa conjuntura que regista já «mais um milhão de desempregados».
«As pessoas estão desesperadas, sofrendo os cortes sucessivos e anticonstitucionais. A austeridade imposta pela troika está à vista de todos: leva-nos ao desastre se não mesmo ao abismo», sustentou.

Depois, o ex-Presidente da República considerou que a política de austeridade «apenas está a enriquecer os mercados usurários, mercados que hoje dominam os estados e não somente os do sul, a que chama periféricos, mas que nunca foram nem são periféricos».

«Tudo isto faz com que tenhamos de demitir o atual Governo, já que são teimosos e agarrados ao poder, já que são tão indiferentes aos ódios que os portugueses manifestam todos os dias contra eles», acrescentou.

=TVI24=

Sem comentários:

Enviar um comentário