Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

«ENVELHECIMENTO DO SENTIDO»

Quando o sentido começa a envelhecer, não nos demoramos muito tempo perante um quadro cuja intenção é compreensível; a peça de música de natureza perceptível, com seus contornos definidos, é algo que nos enfada; o poema demasiado claro, demasiado explícito parece-nos… incompreensível.

O reino da evidência está a chegar ao fim: que verdade precisa valerá ainda a pena enunciar? O que se pode comunicar não merece que nos detenhamos nele.

“Deduzir-se-á que apenas o “mistério” nos deve prender? Mas o mistério não é menos aborrecido do que a evidência. Quero dizer, o mistério pleno, tal como foi concebido até ao nosso tempo, e persiste.

O nosso, puramente formal, não passa de um expediente de espíritos desiludidos da clareza, de uma profundidade vazia, própria desta fase da “arte” que já não engana ninguém e em que, na literatura, na música, na pintura, somos contemporâneos de todos os estilos.

O ecletismo, se lesa a inspiração, alarga, em contrapartida, o nosso horizonte e nos permite beneficiar de todas as tradições. Liberta o teórico, mas paralisa o criador, ao qual rasga perspectivas demasiado vastas; ora, uma “obra” constrói-se à margem ou na ausência do saber.

Se o “artista” de hoje se refugia no obscuro, é porque já não pode inovar com aquilo que sabe. A massa dos seus conhecimentos fez dele um glosador, um Aristarco desenganado.

Para salvaguardar a sua originalidade, resta-lhe somente a aventura no ininteligível. Renunciará, portanto, às evidências que uma época de sabedoria  e estéril lhe inflige.

Poeta, vê-se diante de palavras, das quais nenhuma, na sua legítima acepção, se encontra carregada de futuro; se quiser torná-las viáveis, terá de quebrar o seu sentido, procurar a impropriedade.

Nas Letras em geral, assistimos à capitulação do Verbo, que, por estranho que pareça, se encontra ainda mais gasto do que nós.

Sigamos pois a curva descendente da sua vitalidade, adequemo-nos ao seu grau de fadiga e decrepitude, adoptemos o caminho da sua agonia.

Coisa curiosa: nunca o Verbo foi tão livre; a sua demissão é o seu triunfo: emancipado do real e do vivido, permite-se enfim o luxo de não exprimir nada para além do equívoco do seu próprio jogo.


Esta agonia, este triunfo, far-se-iam sentir no género “literário”, mas também musical, que têm vindo a ocupar-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário