Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Há maior risco de corrupção com despedimentos na Função Pública"

A ex-ministra das Finanças Ferreira Leite alerta que o “estatuto de não despedimento dos funcionários públicos “não é um privilégio mas um atributo que é necessário existir para que possam defender o interesse público”. Na TVI24, a também ex-líder do PSD argumentou que existe o “enorme perigo de uma maior corrupção” caso a Função Pública perca “esta característica da independência”.
Para Manuela Ferreira Leite, “a possibilidade de os funcionários públicos não poderem ser despedidos não é um privilégio”, quando “tem sido sempre olhado como um privilégio”.

No seu comentário semanal na TVI24, a ex-ministra das Finanças alegou que “a existência de um estatuto de não despedimento na Administração Pública não é um privilégio e o facto de se considerar um privilegio é errado”, porque, vincou, “o objectivo dos funcionários públicos é o interesse público”.

Ferreira Leite sublinhou que se trata não de um privilégio mas de “um atributo que é necessário existir para que seja possível defender o interesse público”, alegando que, ao contrário dos trabalhadores do sector privado que não gozam deste atributo, "os funcionários públicos não têm direito a bónus nem prémios por mérito”, por exemplo.

Na TVI24, a também ex-líder do PSD lançou a questão no ar sobre “qual é que a consequência dos funcionários públicos perderem esta característica da independência”, ou seja, o estatuto de não despedimento, depressa respondendo que, neste cenário, “o perigo de uma maior corrupção é enorme”.

“Se a Função Pública perder a independência corre-se o risco de maior corrupção”, afirmou Ferreira Leite, acrescentando que não sabe se “não se se vai criar um problema maior do que aquele que se quer resolver”.

“Vejo a médio prazo e curto prazo consequências gravosas na Administração Pública” e  “temos de ter cuidado em não abalar as nossas instituições”, defendeu a ex-ministra.

N. M.


Sem comentários:

Enviar um comentário