Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

Taxa sobre depósitos: que cuidados devem ter os portugueses?


Especialista aconselha a «não pôr todos os ovos no mesmo cesto»

Apesar de ser um cenário remoto e negado por todos os agentes políticos, os portugueses devem ter cuidados para evitar eventuais perdas, caso se aplique em Portugal uma taxa sobre os depósitos, semelhante à que foi agora rejeitada no Chipre.

Gaspar garante que taxa sobre depósitos está «totalmente fora de questão» em Portugal

Os conselhos são válidos para qualquer cenário e são a regra de ouro de qualquer investidor: «não se deve pôr os ovos todos num só cesto», dizem os especialistas. O mesmo é dizer que, no caso dos depósitos - e perante um hipotético imposto sobre as poupanças - há um cuidado a ter e que passa por dividir o dinheiro por várias contas.

Imaginando que alguém tem, por exemplo, 150 mil euros num único depósito bancário. O ideal seria dividir esse montante e colocar 50 mil euros em três contas diferentes, evitando a taxa máxima de imposto ou depositando num banco estrangeiro.

Mas nem todos servem: alguns dos bancos espanhóis que operam em Portugal têm sede por cá, o que na prática é o mesmo que pôr o dinheiro num banco português. Ora, para evitar um imposto sobre os depósitos seria preciso sair da Zona euro.

=TVI24=

Sem comentários:

Enviar um comentário