Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

PIB da Zona Euro recua 0,6% no 4º trimestre, Portugal é o pior


Economia nacional contraiu-se 1,8%
A economia da Zona Euro registou uma contração de 0,6% no quarto trimestre de 2012, face aos três meses anteriores, revelam dados do Eurostat publicados esta quarta-feira. Já no conjunto dos 27 Estados membros da União Europeia (UE), a contração foi de 0,5%.

Os valores agora divulgados pelo gabinete de estatísticas da UE confirmam os que tinham sido avançados no passado dia 14 de fevereiro, na previsão inicial.

No terceiro trimestre do ano passado, a economia dos países da moeda única recuou 0,1% (depois de quedas de 0,1% no primeiro trimestre e de 0,2% no segundo trimestre), enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) da UE registou um crescimento de 0,1%.

Em termos homólogos, o PIB da Zona Euro caiu 0,9% e o da UE 0,6%. No terceiro trimestre, as duas economias tinham recuado 0,6% e 0,4%, respetivamente.

No conjunto do ano, a economia do euro encolheu 0,6% e a da União Europeia desceu 0,3%.

Numa análise dos dados país a país, Portugal registou a maior contração económica no quarto trimestre de 2012, em comparação com os três meses anteriores, com um recuo de 1,8%, o mesmo valor esperado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), na estimativa rápida de 14 de fevereiro.
 

Já na comparação homóloga, o Eurostat estima uma queda da economia portuguesa de 3,8% no quarto trimestre de 2012.

No conjunto do ano passado, recorde-se, o INE calcula em 3,2% a contração da economia portuguesa, a segunda maior recessão da história, melhor apenas que a registada em 1975.

Ao nível dos Estados-membros da UE, a Letónia (1,3%), a Estónia (0,9%) e a Lituânia (0,7%) registaram os maiores crescimentos do PIB no quarto trimestre de 2012, em comparação com os três meses anteriores, enquanto Portugal (-1,8%), Chipre e Eslovénia (-1% em ambos) lideraram as quedas.

=TVI 24=


Sem comentários:

Enviar um comentário