Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

"Cavaco está mais do lado dos políticos que do País"


O social-democrata, Nuno Morais Sarmento, afirma que não viu “as pessoas” no prefácio do livro ‘Roteiros, escrito pelo Presidente da República. Em declarações na antena da Rádio Renascença, o antigo ministro considera que Cavaco “está, neste momento, mais do lado dos políticos que do País”.
No programa Falar Claro, da Rádio Renascença, o social-democrata Nuno Morais Sarmento afirmou ontem (segunda-feira), e depois de publicado o no prefácio do livro ‘Roteiros, escrito por Cavaco Silva, que “quando chegamos a este momento em que há uma espécie de clivagem entre o País e os políticos, o Presidente da República tanto recato guardou que, neste momento, está mais do lado dos políticos que do lado do País”.

“Li aquilo tudo e o que é que me faltou naquele prefácio do Presidente? As pessoas, não vi lá as pessoas”, contestou Morais Sarmento, considerando que “com o recato que impôs, e que é legítimo que assim escolha, [Cavaco Silva] neste momento fica fora”.

Na opinião do antigo ministro, “Cavaco Silva é agora prisioneiro de uma opção que vem mais de trás, que é a opção de fazer de uma forma excessivamente institucional o exercício da função presidencial (…), o problema é que quando ficamos com as instituições de um lado e as pessoas do outro, o Presidente da República fica do lado das instituições, e nós precisávamos agora que ele ficasse mais do lado das pessoas”.

Nestas declarações na Renascença, Morais Sarmento salienta também que Cavaco Silva “preocupou-se muito, até pela situação difícil em que o País se encontra, em preservar a função e a figura do Presidente da República, o que apesar de ser “muito importante” fê-lo descurar “o contacto e o envolvimento com as pessoas”.

Neste sentido, o social-democrata aconselha Cavaco Silva a “ter muito cuidado, porque a pior coisa que nos podia acontecer era vermos um Presidente da República posto em causa na rua”.

N. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário