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segunda-feira, 17 de junho de 2013

«EXAMES OU GREVE?»

Chegou a hora e o dia da “verdade” nas escolas nacionais.
Depois de muita tinta gasta e de muita boca seca de tanto falar, depois de todas as ameaças proferidas e de toda a água que passou por baixo das pontes, após tantas opiniões de todos os comentadores que não comentam nada, que nada dizem que se aproveite, chegou o momento de aquilatar até que ponto cada um dos lados da barricada erguida por cada um deles sairá vencedor.

Tenho para mim que, no meio de tanto palavreado e de tanto “ódio” destilado por parte dos que se convenceram que mandam, só poderá haver um único vencedor, que deverá ser Portugal, se o governo tiver em conta que as reformas e contra-reformas educativas, que mexem com dezenas de milhares de pessoas, com a su vida familiar, afectiva e social tem sido por ele posta em causa.

Muitos professores têm filhos em idade e condições de fazerem os exames, pelo que o senhor Crato deveria pensar mil e um vezes antes de tentar forçar os professores a ceder aos seus desejos.

Antes de mais, os professores são também seres humanos que trabalham, isto é, dedicam o seu tempo e saber  ensinar, a preparar para o futuro os filhos dos outros, árdua tarefa, tendo em conta que não é fácil, sobretudo desde que, por razões puramente economicistas foram retirados da circulação escolar os e as professoras do ensino especial, que agora pretende fazer regressar.

Em comparação com outros países europeus, onde existem psicólogos e até psiquiatras nos quadros das escolas públicas, para avaliarem certos casos, devemos considerar que além de estarmos muito atrasados, os professores são, em muitos casos, obrigados a substituir aqueles técnicos especializados no comportamento dos alunos, embora o façam deficientemente, como é natural, pois lá diz o ditado “cada macaco no seu galho”.

Se ninguém tem culpa de ter nascido com uma deficiência intelectual, é preciso saber reconhecer que não  cabe aos professores traçar um diagnóstico e dar indicações de qual o melhor caminho a seguir para que esses alunos possam retirar todo o proveito dos seus ensinamentos.

Sabem-no os especialistas que fizeram os seus estudos nessa área específica e que foram praticando durante anos e, apesar de tudo, também eles por vezes se enganam.

Realmente, os exames a alunos desses que não receberam o ensino especial de que tanto necessitavam, como se compreende facilmente, poderão servir apenas para indicação futura, como  prometida pelo senhor Crato quando afirmou que aqueles professores do ensino especial regressarão às escolas, esperando-se que o façam o mais rapidamente possível e não seja necessário esperar pelo próximo século.

Se me perguntarem se apoio a greve dos professores ou de outros trabalhadores, direi apenas que cabe  cada um saber defender os interesses das suas profissões, ao mesmo tempo que defendem os interesses nacionais em  vez de interesses corporativos ou de certas elites.

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