Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

«DIAGNÓSTICO SOBRE A ACTUALIDADE»

Examinando aprofundadamente o “doente”, pode traçar-se um prognóstico completo acerca do seu estado-geral.

Tomando por doente o país que é Portugal, pode verificar-se o seguinte: tem demasiados médicos, que na maioria dos casos são mais curandeiros que outra coisa, e, ao que parece, mentirosos.

Por exemplo, o senhor Pedro: começou por enfiar barretes aos cidadãos, mesmo antes de ser eleito, já que prometeu coisas que nunca cumpriu, pelo contrário. Como ele, toda a sua equipa, o que realmente prova haver coesão, forte coesão entre eles.

O seu “rei mago das finanças”, que sempre falava muito pausadamente, com muito pragmatismo, decidiu formar uma equipa de “magos e magas”, que falando desenvoltamente, decidiram fazê-lo faltando à verdade, uma vez que se tornava necessário inculcar na opinião pública que todos os males provinham do anterior elenco.

Mas, daí a afirmar que se trata de irresponsáveis, vai muita distância. São totalmente imputáveis por todos os actos praticados. É preciso dizer que todo o diagnóstico deverá procurar determinar a parte de responsabilidade que a cada um incumbe, num determinado caso, pois na exacta medida em que ela exista é que há “mérito”  e, portanto, que deve haver ou não lugar a uma sanção.

A primeira coisa a fazer é indagar de onde procede, exactamente, a crise “sapeira”, isto é, dos “swaps”, considerada como indisciplina financeira, muito perigosa par todos os pequenos contribuintes, uma vez que são sempre eles a pagar pelos erros cometidos pelos grandes ou assim considerados ou designados.

Sabemos que a indisciplina é um fenómeno de compensação. Mas, o que compensa? Só uma análise minuciosa poderá esclarecer a esse respeito.

Sim é, por exemplo, que ela pode ser uma manifestação de hostilidade, por parte de actual detentora da pasta, madame Maria Luís, de seu nome, de ciúme, de inveja, e dizer respeito a todo o complexo social nacional.

Pode relacionar-se ao domínio intelectual. Desprezo ou desdém por uma ideia, pela verdade, um sistema de princípios, um conjunto de tradições. Pode ser uma reacção sentimental ou imaginativa. Uma afeição desprezada, por exemplo, provocará quase fatalmente a insubmissão ou a falta de respeito, como tem acontecido ao obrigarem a senhora  deslocar-se a comissões de inquérito na Casa da Democracia.

Isso significa que a verdadeira causa da crise, no mais das vezes, permanecerá oculta.

Bem sagaz é aquele que, sem a confissão do interessado, neste caso no feminino, consegue apreendê-la com exactidão. Mas, o que é certo é que ela procede, ela confissão, evidentemente, de uma das camadas mais profundas da personalidade, visto que, no fundo, é constituída pelo protesto de determinado indivíduo contra o dano sofrido pela sua aspiração pessoal

E, na maioria das vezes, esse protesto compensador exerce-se, como é evidente, num sentido completamente diferente daquele que seguia o impulso reprimido.

Tudo se passa como se, não podendo afirmar-se de determinada maneira, e sendo vital a necessidade de afirmação, se afirmasse de outra maneira.


Como diagnóstico final, o doente não poderá, assim, apresentar melhorias no seu estado-geral e corre mesmo o risco de piorar, como diz o sábio povo português, a olhos vistos.

Sem comentários:

Enviar um comentário