Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

«A AGRESSIVIDADE»

Em Etologia, faculdade ou impulso para coagir comportamentos alheios ou próprios,  nível psicológico ou físico, com propensão para  violência, e que se manifesta sob a forma de agressão.

O princípio do inatismo animal

Lorenz e outros etólogos, muito ligado ao modelo psicanalítico, sugere que a agressividade é algo hereditário, transmitido geneticamente, não aprendido, que se desencadeia por estímulos ambientais exteriores: isto é, combina factores exógenos e endógenos. Os principais factores que desencadeiam, nos animais, este tipo de comportamento agressivo são a territoralidade e a superpovoação. Mas, na maioria das espécies animais, é raro que o conflito conduza à eliminação física do vencido, dado que existem condutas de submissão que inibem a agressividade do vencedor. A teoria é apresentada como aplicável à agressividade humana. As duas críticas principais que se fazem a esta teoria são que não se encontrou nenhum gene que determine a agressividade e que nem sempre é possível extrapolar comportamentos dos animais para o ser humano.

Os psicólogos e psiquiatras behaviouristas consideram apenas aquelas condutas que podem ser observadas objectivamente no comportamento de um passo relativamente à sua história ambiental prévia.

Definem a agressividade como “infligir um estímulo nocivo a outras pessoas”. Propõem que se trata de resposta adquirida como qualquer outro hábito de conduta.

Não procuram fundamentos neuronais ou bioquímicos, nem antecedentes emotivos ou tensões psíquicas. Baseiam as suas hipóteses em dois princípios básicos: a modelação ou mecanismos de imitação social, isto é, o procedimento pelo qual se interioriza uma resposta socialmente condicionada; e o princípio do reforço, ou seja, a utilização do prémio-castigo para adquirir respostas novas.

No entanto, demonstrou-se recentemente que o castigo de uma conduta agressiva pode reforçá-la, em vez de a inibir.

Os neurologistas, pelo contrário, não tentam explicar se é uma conduta herdada ou adquirida, procuram penas as bases celulares do procedimento violento.

Estas situam-se a nível do diencéfalo, concretamente no hipotálamo lateral, centro de controlo da vida neurovegetativa e emocional, e de estruturas límbicas como a amígdala cerebral direita e o hipocampo.

Verificou-se experimentalmente que estimulando electricamente estas zonas, os animais emitem respostas que podem ser consideradas, no seu conjunto, gestos ameaçadores e de raiva, embora também se tenha observado que estes gestos são inibidos na presença de machos dominantes.

Uma última teoria tenta unir todas as anteriores. Dela resulta que as condutas agressivas do homem podem ser prendidas por um lado, por via endógena e por outro activadas por estímulos ambientais.

Nõ posso terminar sem fazer um referência aos comportamentos violentos grupais, muito estudados por equipas da universidade de Lovina.


Par esta escola de psicologia social, produz-se um efeito de despersonalização, tanto maior quanto mis densa for a multidão, que favorece o aparecimento de condutas agressivas por parte da massa social, que são amplificadas quando se partilham as mesmas atitudes, gritos e emoções, e que além disso se reforçam pela antecipação da violência.

Sem comentários:

Enviar um comentário