Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de julho de 2013

«UMA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA»

Embora em virtude do seu nascimento algumas mulheres tenham exercido o poder e deixado a sua marca na História, a maioria passou ignorada os anos da sua vida. penas as reformas do século XX começaram a trazer-lhes  igualdade em relação aos homens, havendo, todavia, ainda muito a fazer nesse sentido.

A maternidade tem sido o principal obstáculo à independência das mulheres.

Até à transformação da obstetrícia e ao controlo da natalidade, no século XX, as mulheres passavam grande parte das suas vidas grávidas. O parto era perigoso e a mortalidade infantil elevada. A preocupação das mulheres com a criação dos filhos é responsável, em grande medida, pelo seu relativamente menor papel na História. No entanto, antes de conseguirem obter a igualdade de direitos, tiveram também de ultrapassar preconceitos profundamente inculcados.

O filósofo grego Pltão classificava as mulheres com os filhos e os escravos como seres sem raciocínio. Considerava que a sua natureza era inferior à dos homens “na capacidade para a virtude”. Esta atitude era um lugar-comum no mundo antigo e persistiu durante séculos em quase todas as sociedades.

A maior parte das sociedades antigas eram patriarcais. As mulheres eram donas-de-casa, sem poderem manifestar a sua opinião sobre os assuntos importantes das suas vidas. Uma mulher era um mero bem móvel, tal como o poeta Hesíodo observou quando emitiu o seguinte conselho aos seus compatriotas: “Em primeiro lugar, arranja uma casa e uma mulher e um boi com o qual lavrar.”

As mulheres nunca eram livres de escolher um marido e podiam ser passadas de um par outro, tal como aconteceu à primeira mulher do estadista ateniense Péricles. O Código de Manu, um código jurídico sânscrito, estabelecia que as mulheres indianas estavam sob o domínio absoluto dos homens.

O dever de uma mulher era venerar o seu marido como um deus, mesmo que ele fosse um tirano. As mulheres persas viviam em estrito isolamento dentro do harém, não vendo quaisquer homens, excepto os seus maridos, filhos e os eunucos que cuidavam delas.

Quando a bela rainha Vashti, da Pérsia, rejeitou a exigência do seu marido de se exibir em frente dos seus companheiros de bebida, os homens recearam que tal rebelião pudesse ser transmitida também às suas mulheres.

Nos primeiros tempos da Igreja Cristã, as mulheres eram quase tão zelosas como os Apóstolos a espalhar o Evangelho. Algumas exerciam a função dos sacerdotes nas primeiras igrejas e tomaram parte em cultos públicos.

Mas, nos livros mais recentes do Novo Testamento, como as Epístolas de S. Paulo a Timóteo, as mulheres são vistas como inaptas par ensinar ou para deter autoridade sobre os homens só pelo facto de ter sido um mulher, Eva, a introduzir o pecado no mundo.

A Igreja Católica decretou mais tarde que as mulheres não deveriam receber as ordens e baniu-as de ministrarem no altar.

Quando a Igreja se tornou politicamente influente, garantiu que não fossem concedidas às mulheres direitos civis que pudessem ser contrários à sua doutrina. Opôs-se particularmente a maiores direitos par mulheres casadas e preferiu a lei romana, que mantinha s mulheres sob  protecção dos seus pais e mais tarde de seus maridos.

Quando a leitura e a escrita foram desenvolvidas na Suméria e na Babilónia no segundo milénio antes de Cristo, foi negada às mulheres a possibilidade de as aprenderem.

Durante milhares de anos os seus descendentes possuíram pouca escolaridade formal: o objectivo da educação era visto como a preparação dos homens par a liderança.

Mas as mulheres não eram totalmente desprovidas de educação. Não existiram escolas para raparigas até ao século XVI, mas nos séculos anteriores as famílias ricas empregavam um tutor para educar as suas filhas ou pagavam um dote para que fossem educadas num convento.

Na Europa, após o século XIII, a educação das mulheres decaiu para o estudo do misticismo. O crescimento das universidades, que apenas admitiam homens, minou o uso dos conventos como centros de aprendizagem.

A persistência das mulheres levou, no entanto, a que se desse início a uma “igualdade” que, ainda nos dias de hoje peca por pequena ou mínima, apesar do que possa ser afirmado nas actuais sociedades que, como se sabe, são lideradas por homens que ocupam os poderes decisórios na esmagador maioria dos países.


Homem e mulher foram criados um para o outro, dentro do máximo respeito entre ambos, pois, do ponto de vista intelectual, não existe qualquer diferença.., a não ser, talvez, em favor da mulher. O que também acontece graças a toda a sua beleza e complementação do homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário