Número total de visualizações de páginas

sábado, 27 de julho de 2013

Campos Ferreira e Bruno Maçães novos secretários de Estado do MNE

O Presidente da República dá hoje posse aos novos secretários de Estado numa cerimónia marcada para as 15 h
Luís Campos Ferreira nos Negócios Estrangeiros e Cooperação e Bruno Maçães nos Assuntos Europeus são os novos secretários de Estado do novo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, de acordo com a página da Presidência da República.

Do Ministério dos Negócios Estrangeiros foi exonerado Francisco Almeida Leite, que era secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, dois transitaram para a dependência de Paulo Portas. Miguel Morais Leitão continuará a ser seu secretário de Estado adjunto, deixando os Assuntos Europeus, e Vânia Dias da Silva vai manter-se como sua subscretária de Estado adjunta.

Mantém-se no Ministério dos Negócios Estrangeiros o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

O Presidente da República dá hoje posse aos novos secretários de Estado do Governo de maioria PSD/CDS-PP, numa cerimónia marcada para as 15:00, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Com mais estes dois novos secretários de Estado fica completa a remodelação governamental. Cavaco Silva já tinha aceitado quinta-feira a indicação de seis novos secretários de Estado e a recondução de dez, proposta pelo primeiro-ministro, na sequência da recente remodelação ministerial.

Estas mudanças, publicadas na página da Presidência da República na Internet, envolviam as equipas do agora vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e dos novos ministros da Economia, António Pires de Lima, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva e também dos ministros da Solidariedade, Segurança Social e Emprego, Pedro Mota Soares, da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e da Educação e Ensino Superior, Nuno Carto.

Paulo Portas terá como secretários de Estado dois dos seus colaboradores desde o início do Governo. Miguel Morais Leitão continuará a ser o seu secretário de Estado adjunto, deixando os Assuntos Europeus, e Vânia Dias da Silva vai manter-se como sua subscretária de Estado adjunta.

António Pires de Lima optou por reconduzir Sérgio Monteiro como secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e Adolfo Mesquita Nunes no Turismo. As novidades são Leonardo Melo Mathias como seu secretário de Estado adjunto e da Economia e Pedro Pereira Gonçalves como secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade.

Também Jorge Moreira da Silva reconduziu dois governantes: Artur Trindade na Energia - pelouro que estava dependente do Ministério da Economia - e Paulo da Silva Lemos como secretário de Estado do Ambiente, mas este último deixará de ter a pasta do Ordenamento do Território, entregue a Miguel Castro Neto, outro novo nome no Governo, que ficará também com a Conservação da Natureza.

Assunção Cristas - que perdeu a tutela do Ambiente e Ordenamento do Território - conservará quatro dos seus cinco secretários de Estado.

A exceção é Paulo da Silva Lemos, que transita para o Ministério de Moreira da Silva.

Por sua vez, Pedro Mota Soares, optou por substituir Pedro Roque por Octávio Félix de Oliveira na pasta do Emprego - que até agora estava na Economia - e indicou Agostinho Branquinho para o lugar de secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, na sequência da saída de Marco António Costa, que vai exercer funções de coordenador e porta-voz da direção do PSD.

Para além destes cinco ministros, também Nuno Crato vai mudar um dos seus secretários de Estado. Segundo fonte do Governo, João Filipe Queiró sai a seu pedido, entrando para a secretaria de Estado do Ensino Superior José Ferreira Gomes.

=Jornal i=

Sem comentários:

Enviar um comentário