Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pedidos do cão-guia

«Olá! Sou o cão-guia e quero dizer-lhes como devem agir quand me encontrar acompanhado do meu amigo cego. Antes de mais nada, saibam que sou um cão de trabalho e não um animalzinho de estimação. Quanto mais me ignorarem, melhor será para o meu amigo e para mim.

O meu comportamento e trato são totalmente diferentes dos outros cães, e devo ser respeitado na minha dupla função de guia e fiel companheiro do meu amigo, meu senhor e meu dono.

Por favor, não me toquem nem me acariciem quando me encontrar a trabalhar, ou seja, quando estiver a guiar. Se fizer isso, posso distrair-me e não posso nem devo falhar nunca.

O melhor é ignorar-me. Mas, não tenham medo. Fui treinado e não seria capaz de fazer mal sem motivo. Atenção! Se estiver acompanhado dum cão, por favor controle-o para evitar que cause algum acidente quando passar por mim e pelo meu amigo. Por favor, não me ofereça nada para comer. O meu amigo e dono já se encarrega disso esmeradamente. Estou bem alimentado e tenho horário certo para comer.

Quando se dirigir a uma pessoa cega acompanhada dum cão-guia como eu, fale directamente com ela, não comigo. Se um cego com cão-guia lhe pedir ajuda, aproxime-se dele pelo lado direito, de maneira que eu fique à esquerda. Meu amigo, então, me dirá que o siga, ou pedir-lhe-á que lhe ofereça o seu cotovelo esquerdo.

Neste caso, usará uma palavra para me indicar que estou temporariamente fora de serviço.

Se um cego com cão-guia lhe pedir informações, dê indicações claras do sentido que deve seguir e onde virar para chegar ao local. Não se antecipe nem pegueno braço dum cego acompanhado por um familiar meu, sem antes falar. Muito menos toque na minha guia, pois a mesma é só para uso do meu amigo e dono, que acompanho.

Os cães-guia têm lugares e horários pré-determinados para fazerem as suas necessidades.

Como cão-guia estou habituado a viajar em todos os meios de transporte, acomodado aos pés do meu amigo e dono, sem atrapalhar os outros passageiros».

Em virtude do seu rigoroso treino, os cães-guia estão habituados e capacitados a entrar e permanecer perto dos seus donos em todos os tipos de estabelecimentos, tanto de saúde como em lojas, restaurantes, supermercados, cinemas, teatros, centros de estudo ou trabalho.., sem causar alterações no normal funcionamento dos mesmos, nem incomodar os funcionários ou o público. Nos locais de trabalho, os usuários de cães-guia estão capacitados para exercer as suas funções com eles ao lado.

Devido ao treino recebido, os cães-guia nunca vagueiam pelos recintos. Permanecem acomodados junto dos donos. Têmos mesmos direitos que seus amigos, de gozar de livre acesso a todos os locais públicos, devendo merecer o máximo respeito de todos.

PS: “Tenham muito cuidado com as imitações. Há cães por aí que não são guias e que, em vez disso, precisavam de ser eles os guiados.”

Sem comentários:

Enviar um comentário